quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Salve 

Última formação aberta do Coletivo Cultural Esperança Garcia. 





Salve 

No dia 25 de agosto realizamos mais uma oficina no CAPS AD tratando do tema saúde da mulher negra.

Nessa formação o enfoque foi o bem estar, cuidado e equilíbrio. Buscamos construir um momento de reflexão sobre as nossas ações cotidianas que nem sempre permitem que possamos pensar em cuidados prévios com o nosso corpo. 

Ressaltamos as dificuldades de sermos todos e todas moradores da periferia de São Paulo, homens e mulheres, negros ou não e como tal realidade histórico/social afeta e dificulta  os cuidados com a saúde. Exaltamos que se os preconceitos são uma das formas de dominação social, histórica e cultural, dificultando que a vitima dessa violência encontre caminhos saudáveis para encarar a realidade cotidiana, como é possível vivenciar o bem estar, ideia tão difundida nos dias atuais. 

Foi uma troca de ideias que nos permitiu conhecer um pouco da realidade dos participantes que se sentiram a vontade de trazer a tona as suas histórias de vida. Uma simples questão permeou o nosso encontro O que nos faz sentir bem? Compreendemos que nem sempre o que nos faz sentir bem pode  nos fazer bem. 

Foi uma manhã de aprendizagem, onde por algumas horas demos prioridade ao nosso corpo e o cuidado dele. Aqui estão algumas fotos dessa atividade. Muito obrigada a tod@s que chegaram no dia e força pra nós nessa luta cotidiana.