quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

COLETIVO CULTURAL "ESPERANÇA GARCIA"






O Coletivo Cultural “Esperança Garcia”, nasceu do encontro entre mulheres que freqüentam e desenvolvem ações culturais nos saraus literários das periferias de São Paulo.

Raquel Almeida( Sarau Elo da Corrente – Pirituba), Juliana Balduino( Sarau Elo da Corrente – Pirituba), Samanta Biotti (Sarau Poesia na Brasa – Vila Brasilândia) e Taís Lopes (Sarau Poesia na Brasa – Vila Brasilândia). O grupo passou a promover discussões que refletem o papel da mulher negra na literatura e outras vertentes artísticas. Durante o ano de 2008, foram realizadas discussões que evidenciaram a importância de se trazer referências femininas para esses espaços, seja através da literatura, rap, trabalhos artesanais, culinária e outras manifestações culturais que venham a contribuir para reafirmação dessas identidades.


Em 2009, realizamos fomos convidadas para realizar saraus literários em uma das unidades da Fundação CASA (masculina), junto com o Coletivo Literário Elo da Corrente . No mês de outubro organizamos com o apoio dos coletivos Elo da Corrente e Poesia na Brasa e amigos parceiros que frequentam os saraus e outras que conhecem os trabalhos realizados, pelos grupos, a 1ª Festa dos Ibejis – Homenagem ao Dia das Crianças, foram distribuídos mais 600 kits contendo doces e livros, além de intervenções artísticas, com o intuito de promover a aprogramação das crianças dessa região com elementos da cultura afro-brasileira. A literatura e o teatro caminharam juntos no texto “O gato da beira do rio”, escrito por Michel Yakini.


Um Feliz 2010 para nós!!!!


Axé!



Coletivo Cultural Esperança Garcia







Nenhum comentário:

Postar um comentário