terça-feira, 10 de agosto de 2010

FLIP - 2010

Olá ami@s, semana passada estive na FLIP (Parati- RJ) vendendo uns livros de forma bem informal e independente, de forma geral foi ótimo sair um pouco da selva de pedra e respirar novos ares, mas o intuito era manguear os livros que produzimos pelo Elo da Corrente e pela Brasa.


Eu voltei na verdade bem reflexiva e intrigada, infelizmente vi poucas mulheres na ativa por lá, a não ser nas artes cênicas, mas na literatura além de mim estava a Pilar e outra moça do Rio de Janeiro mangueando seus livros.

Depois de dois dias e meio tive experiências desastrosas que me fez refletir mais ainda o porquê não tinha tanta mulher presente. Na sexta - feira estava eu abordando as pessoas, divulgando os trabalhos e recebi duas propostas de gringos para fazer programa, a minha primeira reação foi a de me sentar num canto e ficar pensando (muito revoltada é lógico), enquanto os companheiros que foram comigo na viagem tentavam me reanimar. O que aconteceu comigo é natural para muitas pessoas, onde já se viu uma mulher negra, vendendo livros? Ninguém quer saber se escrevemos, nem nada, o certo é entrar na lógica do sistema. A nossa defesa acaba sendo não ficar sozinha se não a qualquer momento podemos sofrer assédio sexual e moral.

Estou dividindo isso pra podermos refletir cada vez mais o nosso papel como mulher nessa sociedade que só nos prostitui, sofremos esse tipo de assédio todos os dias, a culpa é do gringo que me assediou ou é do sistema que vende a imagem dos pais das mulatas da bunda grande?

Passamos também por uma cena lamentável, tinha um grupo de índios vendendo seus trabalhos na rua, logo mais veio à fiscalização apreendendo todo o trabalho artesanal deles, é uma impotência tão grande, pois no momento queria gritar, mas essa não seria a solução, o amigo Rodrigo Ciriaco fez um protesto com poesias, mas sabemos que o país é de todos menos de quem é daqui.

Depois de tudo isso a frase que ficou na minha cabeça é seguinte: "500 anos se passaram e continuamos invadidos!".

Axé!
Raquel Almeida



Eu numa intervenção poética


Pilar

 

Vagnão, eu, Ingrid e Rodrigo Ciríaco
Guardas roubando os indios


Sem dialogo
Michel Yakini

Nenhum comentário:

Postar um comentário