quinta-feira, 19 de maio de 2011

18 de maio - Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



Salve a Tod@s,


Dia18 de Maio de 2011... DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORACAO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Os jornais pouco falaram, e se falaram não foi com destaque... Sim, este É um assunto complicado, difícil de ver, discutir, afinal de contas a maior parte do problema está em casa, o abusador esta muito próximo de nós, e o abusado ainda mais...

“Segundo Antonio de Pádua Serafim, psicólogo e coordenador da pesquisa sobre as agressões, em 88% dos casos de abuso infantil, o agressor faz parte do círculo de convivência da criança.
O pai (38% dos casos) é o agressor mais comum, seguido do padrasto (29%). O tio (15%) é o terceiro agressor mais comum, antes de algum primo (6%). Os vizinhos são 9% dos agressores e os desconhecidos são a minoria, representando 3% dos casos.”

O Silencio é geral, a relação abusador e abusado são muito próximas... se meu pai entra no meu quarto no meio da noite, ele é MEU PAI, aquele a quem eu supostamente devo confiar... pelo menos é isso que as novelas, programas de televisão me mostram... a família Doriana, a família perfeita onde todos se amam, se respeitam, e se tratam bem... aí penso, como uma criança em fase de desenvolvimento pode ter naturalidade para lidar com algo que nós “adultos” ainda temos tanto medo de olhar... Se falar sobre sexo com nossas crianças, e adolescentes ainda é um TABÚ, como poderemos exigir que eles confiem em nós para contar algo tão sério e preocupante quanto uma exploração?!

O Combate não é só no dia de hoje, é claro que não... porém me pergunto como o dia dos namorados, dia das mães, dia dos pais, natal e essa infinidade de datas comemorativas podem ser tão atrativas, e tão lembradas por todos os meios de comunicação, recordo que recentemente no dia das mães, fui quase ameaçada a demonstrar meu amor e carinho a minha mãe presenteando-a com os belíssimos móveis da Marabráz, ou celulares de ultima geração das lojas Americanas... meu e-mail ficou lotado de ofertas, nunca tive tantas opções de presentes... de chinelo a carro importado, tudo estava ao alcance de meus olhos, a um click de chegar em minha casa via correio. As crianças voltavam das escolar cheias de cartões e presentinhos, ensaiaram musicas e poemas para esta data tão importante...

Porém, o DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORACAO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, sequer recebeu atenção... Você pode me afirmar com certeza que se teu filho (a), sobrinho (a), primo (a) ou alguém próximo de você nunca sofreu algum tipo de violência sexual? Sabe a que órgão recorrer?

A informação ainda é a melhor forma de combater a violência...


Segue links materiais interessante...



Em oito anos, Disque 100 registra 52 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes


ONG alerta para risco de aumento da exploração sexual durante a Copa de 2014




 
 

Axé praNós

Nenhum comentário:

Postar um comentário