quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012



CineMulher
Cinemulher está de volta e tem muitas novidades para 2012!
A primeira é que nossas atividades serão itinerantes e acontecerão em parceria com entidades que dialogam com nossa proposta. 
A parceria de fevereiro é com o Centro de Cultura Social - CCS, que abriu suas portas para que pudéssemos começar o ano com a exibição de Memória para uso diário da diretora Beth Formagginni
Nossa convidada é Margareth Rago, Professora Titular do Departamento de Historia da Unicamp, autora de importantes títulos como Do Cabaré ao Lar – a utopia da cidade disciplinarNarrar o passado, repensar a história e Feminismo e Anarquismo no Brasil.

Sinopse

Memória para uso diário é um mergulho na memória das vítimas da ditadura no Brasil. Memória que se espraia nos objetos, documentos, histórias, marcas e signos com os quais seus familiares convivem cotidianamente. O filme de Beth registra a vivência cotidiana desta memória e a luta política pela visibilidade da história não oficial, aquela que não foi representada pela propaganda ufanista dos anos de chumbo e que hoje se atualiza no relato das mães que tiveram seus filhos assassinados pela polícia na periferia e favelas cariocas.
Nosso fio condutor é Ivanilda, que durante 31 anos procurou nos arquivos sinais do seu marido desaparecido político. Suas idas e vindas se traçam com as ações de militantes e parentes das vítimas da ditadura e da violência policial dos dias de hoje que vão desvelando outros fios pelas ruas e cemitérios clandestinos do Rio. Eles pertencem ao Grupo Tortura Nunca Mais/RJ e interagem entre a lembrança traumática e o esquecimento no trabalho de trazer à tona a memória de fatos recentes, revelando a seletividade da história. 
Gênero: documentário
Duração: 94 min.
Produção: Grupo Tortura Nunca Mais/RJ e 4Ventos. 2007

Melhor documentário Júri Popular Festival Internacional de Cinema do RJ 2007.
 Seleção do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana, Cuba, 2007.



Data: 11/02 (Sábado)
Horário: 18h30
Local: Centro de Cultura Social – CCS 
Rua General Jardim, 253 – sobreloja – sala 22 
Vila Buarque (próximo ao metrô República)
Exibição gratuita




Fonte:http://cinemulher.blogspot.com/2012/02/memoria-para-uso-diario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário