terça-feira, 20 de março de 2012

2º Ciclo de palestras “O mundo da mulher no Jardim Paraná”


O objetivo do evento é proporcionar uma reflexão social e política sobre o Dia das Mulheres e reforçar o sentido de sua comemoração. Além de auxiliar na aproximação entre mães e filhas/ filhos de nossa comunidade a partir da reflexão conjunta sobre a amplitude e especificidades da condição feminina, propondo um prisma que não exclui sua existência como mãe, mas não privilegia funções como dona de casa e combate os estereótipos que remetem sua existência como objeto sexual e ser inferior física e intelectualmente ao homem.

A programação do evento contará com a participação de um variado número de profissionais e artistas que facilitarão a reflexão sobre os temas propostos.



Público convidado: Cerca de 120 Alunas e Alunos do 9º ano (faixa etária entre 13 e 15 anos) acompanhadas(os) de suas mães, além de outras mães de outros alunos de outros anos.



Programação do evento:



Dia 21/03:

10:00 – Cerimonia de abertura (Profº Diego Arias dará as boas vindas, lerá uma carta depoimento e fará agradecimentos necessários. Haverá citação da tragédia das trabalhadoras da indústria têxtil no EUA, mas o foco estará na tragédia contemporânea)



10:10 – Composição da Mesa: Professora Marisa ou Alexandra; Raquel Almeida (poeta), Mãe de aluna, aluna, Ana Carolina (CRAS), Ivania (UBS), Juliana Queiroz (Educadora Social).



10:20 – O espaço ocupado pela mulher na família e na sociedade – Ana Carolina Teixeira Maria (Assistente Social do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS – Brasilândia III/Vista Alegre). O objetivo com a proposição do tema é situar a existência feminina além do ambiente doméstico e refletir sobre sua participação na sociedade com base nos atendimentos realizados pelo CRAS Brasilândia III/Vista Alegre.



10:35 – Uma trajetória dos cuidados com a saúde da mulher (da menstruação à menopausa) – Ivania Rodrigues da Silva (Enfermeira e Gerente da Unidade Básica de Saúde – UBS – Jardim Vista Alegre). A aproximação entre mães e filhas/filhos é fator de grande impacto na aprendizagem de nossas(os) estudantes, além de contribuir também para seu desenvolvimento social e afetivo. Com este tema nosso objetivo é reforçar o conhecimento que uma tem sobre a outra (ou que os meninos têm sobre as mulheres de sua família), proporcionar uma oportunidade de ampliação do autoconhecimento do gênero feminino e criar situação que fortalece os laços afetivos de cumplicidade, solidariedade e respeito a partir do tratamento de questões específicas sobre a saúde da mulher.



10:50 – Vulnerabilidade social feminina e a proteção social específica para a mulher – Juliana Queiroz (Bacharel em Filosofia pela PUC-SP, integrante do Coletivo Cultural Esperança Garcia). Vítima de inúmeras violências, o gênero feminino demanda uma série de legislações específicas e atendimentos especializados. Com este tema pretendemos apresentar à parcela da comunidade presente uma reflexão sobre as alternativas postas às mulheres em situação de violência.



 11:05 – O que é ser mulher no Jardim Paraná e no mundo. Mãe de Aluna . Com este convite especial pretendemos ouvir de uma das mulheres de nossa comunidade sua reflexão sobre a condição feminina dentro do Jardim Paraná, comunidade que vive a realidade presente nas periferias de São Paulo.





11:10 a 12:00 – Apresentações Musicais. (Coral com alunas(os) do 1º ano, Poema Alunas, Música Samanta Biotti, Dança Alunas –  com Sirlene Santos.





 Dia 22/03



10:00 – Breve reabertura



10:05 – Breve reapresentação das componentes da mesa.



10:15 – A mulher e o conhecimento – Professora Marisa ou Alexandra (apresentar área de formação e principais atividades). A escola é o local de atuação profissional de diversas representantes do gênero feminino, mas não é palco exclusivo desta. Com uma reflexão pautada em sua experiência no processo de busca, aquisição e desenvolvimento do conhecimento o objetivo com a proposição deste tema é apresentar à nossa comunidade um conjunto de trajetórias possíveis a partir do manuseio dos conhecimentos adquiridos e almejados.



10:30 – O universo feminino no mundo das artes – Raquel Almeida (Poeta, escritora, arte-educadora, integrante do Coletivo Sarau Elo da Corrente, integrante do Coletivo de Mulheres Esperança Garcia). Permeada pelo machismo, nossa sociedade pouco conhece e pouco se habituou a desejar, refletir ou mesmo aceitar manifestações artísticas que não estivessem ligadas ao universo masculino. A presença da mulher nas artes não é sinônimo de sua concepção subjetiva. Com este tema pretendemos apresentar à nossa comunidade uma reflexão sobre uma arte que não tem origem numa concepção de superioridade do gênero masculino sobre o feminino, nem tampouco no contrário. Mas uma arte que representa uma visão de mundo, a feminina.



10:45 – Quais as expectativas de uma adolescente para seu futuro como mulher – o que ofereço ao mundo e o que espero dele - Aluna da 8ª série. Propositalmente programada como última fala antes do debate, a proposta é que nossa aluna se veja envolvida e preenchida por suas concepções pessoais anteriores ao evento e também pelo conhecimento que agregou durante o evento para nos falar sobre seu entendimento acerca do desafio de ser mulher em uma sociedade em que o machismo ainda encontrará bastante espaço, infelizmente, mas que também será vivamente combatido.



11:00 – Inicio do debate e perguntas.



11:30 – Apresentações artísticas (Poema com Raquel, Música alunas, dança Sirlene).



11:50 – Apresentação do Coletivo de Mulheres Esperança Garcia.



12:00 – Encerramento.





Oficinas:


Dia 07/03: Oficina de fotografia com Sonia R. Bischain (Fotografa, integrante do Coletivo Cultural Poesia na Brasa) na sala de informática. Com esta oficina pretende-se envolver nossas(os) estudantes com as possibilidades artísticas a partir do trabalho fotográfico e, ainda, proporcionar uma reflexão sobre a sensibilidade deste trabalho no tratamento com o tema feminino.



Dia 12/03: Oficina de dança com Sirlene (estudante de educação física, dançarina, integrante do Coletivo de Mulheres Esperança Garcia e do Grupo de Dança Contemporânea e Afro Tembuá) em um estúdio no prédio da gestão. Com esta oficina pretende-se desenvolver em nossas estudantes um perspectiva diferenciada sobre a expressão corporal além de combater a banalização de gestos femininos – com sua associação direta à sexualidade – tão frequente em nossa sociedade.





 Exposição:



De 10/03 a 23/03 - Exposição fotográfica com tema relacionado ao universo feminino. A exposição será composta com obras da fotógrafa Sonia Bischain e com obras elaboradas pelas alunas em conjunto com a fotógrafa.

  



Proposta de avaliação para estudantes do 9º ano:

Redação:

Meninas: que mulher sou? sou respeitada?

Meninos: Como vejo as mulheres? Eu as respeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário