sexta-feira, 22 de junho de 2012

" A Estética Negra uma Beleza Enraizada " - Oficinas Junho/12 - CRAS Vista Alegre

 Na última quarta-feira 12 de junho de 2012 demos inicio ao ciclo de encontros do projeto “ A Estética Negra uma Beleza Enraizada” no CRAS – Jardim Vista Alegre na zona norte de São Paulo.

Na primeira semana de atividades fizemos a apresentação da proposta de trabalho que buscou valorizar e compartilhar com as participantes a troca de conhecimentos sobre os as memórias dos cuidados com os cabelos construídos desde a infância. 




Nessa tarde lançamos também a 5ª edição do Informativo      ‘Esperança Garcia’  que tem como tema Cabelo afro- Expressão e reconhecimento e trocamos experiências e saberes com as participantes, levamos para a roda um pouco da história do cabelo afro como forma de resistência e afirmação da mulher negra


  “ ...Lá na escola falavam que meu cabelo era ruim”
 “... Minha vó usava o pente quente em meu cabelo quando eu era desde os cinco anos”
 Não propomos verdade.



Na segunda semana o bate papo rolou em torno das dificuldades em manter uma estética que está fora dos padrões da sociedade e na maioria das vezes não está associado a ideia de ‘beleza’. A conversa foi tão quente quanto pente que mata a seiva capilar, contudo, esticou a conversa e deixou nossos pensamentos enrolados e com balanço.


A artista plástica Carolzinha Teixeira, durante o encontro encantou em sua tela, feita no pente, tingiu em cores um pouco da essência do que estava no ar.




















 Os ciclos de encontros no CRAS- JardimVista Alegre com o Coletivo Cultural Esperança Garcia acontecem desde o ano de 2011.




" se eu quero pixaim..."

Axé !!!

2 comentários:

  1. Olá meninas, parabéns pelo belo trabalho. Beijo, Cidinha.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trampo de máxima importância.

    Equilíbrio, paciência e sabedoria pra vocês.

    Axé mulheres.

    Vagner Souza

    ResponderExcluir