sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Lançamento do livro Pretextos de Mulheres Negras - Noite linda

foto: Wilton Sadiki


Ontem 31/10/2013, dia das bruxas? Porque não? Somos filhas das que foram queimadas nas fogueiras da ignorância, mas esse é papo pra outra hora.

Ontem foi o lançamento da Antologia Poética Pretextos de Mulheres Negras, e que lançamento! Foi uma noite linda, cheia de rainhas numa noite só nossa, a noite das mulheres pretas. Sim nós, as que vivíamos no papel de coadjuvante, e não, não estamos brincando de escrever, estamos num livro todinho acarinhado por mãos pretas do inicio ao fim, mostrando nossas caras e pra viemos. Somos sim, a continuidade de muitas e ontem no lançamento vi a próxima geração ali, dando os primeiros passos, a noite foi completa, choramos, sorrimos...

Que os registros das nossas retinas sejam eternos, a lindeza que é estar fazendo nosso sonho acontecer e ter ao lado quem nos gerou, quem geramos, quem nos acompanha quem nos fortalece, é pra estar radiante. Quantas vezes chegamos em casa falando de negritude e nossa família ri, acha graça, quando estamos juntas fortalece nossa luta dentro de casa, e isso não tem milhão que pague.

Ouvi por um tempo dizerem que não tem mulher na literatura, que somos poucas, que nossa escrita não é ou não foi grande coisa, enfim, pra desestimular tem muitos. Ontem fiquei observando, dizer que somos escritoras, poetas, poetizas ainda assusta, talvez por ser um lugar que nunca fizemos parte com tanta ênfase, estamos por ali, por aqui, timidamente, e quando nos é dado esses “rótulos” ficamos preocupadas se é isso mesmo, demora um tempo pra nos acostumarmos com esse lugar tão nosso na mão dos outros, que por vezes dizemos não, não sou, só gosto de escrever. Espero que logo possamos dizer com mais euforia, SOMOS ESCRITORAS SIM, POETAS SIM! Que esse lugar tão cheio de surpresas que é a literatura possa nos proporcionar mais Pretextos, mais livros, que cada uma que publicou nessa antologia tenha seu próprio livro, as que já têm que tenham mais.

E vamos reconstruir nossa caminhada nesse campo literário, sem medo de ser ou estar, cultivando nossas palavras, regando nossa criação, acarinhando essas sementes pra que venham novos frutos.

Obrigada equipe Mjba, obrigada as 22 autoras do Pretextos! Juntas somos mais fortes!


Axé 

5 comentários:

  1. # Juntas somos mais fortes # Asé Raquel. Te amo minha irmã.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que texto lindo, parabéns a todas, espero logo encontrar nas melhores livrarias de Salvador, até por que o que é bom tem que está nas melhores vitrines. Sucesso a todas escritoras!

    Um forte abraço, Leila Campos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ... :^)
    http://coletivoserraeletrica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. parabéns! Também tenho o desejo de entrar na literatura é bom saber que o nosso povo não está calado. Ouvi dizer que a literatura negra no Brasil não existia, mais uma mentira, entre tantas, espero lolgo logo poder compartilhar os meus escritos. Onde posso adquirir esse livro. veja lá meu blog certas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Uilians, mande um email para rakayakini@gmail.com, informamos onde consegue este livro.

    Obrigada

    ResponderExcluir