segunda-feira, 5 de julho de 2010

Arraial Afro-Julino em Campinas 10 de julho 2010

O Arraial Afro Julino é uma festa julina, iniciada pelo terço a São Benedito, com apresentações artísticas de grupos parceiros de diversas localidades do estado de São Paulo do segmento afro. Tem barracas de comidas típicas e de artesanato, fogueira e uma grande roda de jongo com a presença da Comunidade de Jongo do Tamandaré (Guaratinguetá - SP) – a Comunidade que apadrinhou o Jongo Dito Ribeiro – além de outras comunidades de jongo.
Em 2009 o Arraial foi inserido no calendário oficial do Estado de São Paulo, dada a importância e referência do evento e a divulgação que promove da cultura afro em sua diversidade.
O evento ocorre anualmente no segundo sábado de julho, das 12hrs de sábado às 6hrs de domingo, marcando a data de referência do reinício do Jongo Dito Ribeiro na cidade de Campinas. O evento tem como entrada 1kg de alimento não-perecível, sendo que os alimentos arrecadados são doados para o banco de alimentos da prefeitura de Campinas.
O público médio deste evento é de 3.000 pessoas. Toda a elaboração, desenvolvimento, divulgação e organização do Arraial é realizado pela própria Comunidade, unindo gerações, amigos e familiares no maior evento realizado pela sociedade civil na cidade.
No ano de 2009, foi realizado o sexto Arraial, pela primeira vez na Casa de Cultura Fazenda Roseira, espaço de resistência e referência para toda comunidade negra local.
Neste ano além, de uma programação cultural repleta de atrações, estaremos realizando uma homenagem à todos os grupos que já participaram de nosso Arraial afro Julino.

Nossa fonte: Lucia Udemezue
Cientista Social-PUC-SP
 
 
por Juliana Balduino
Coletivo Cultural Esperança Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário