quinta-feira, 15 de abril de 2010

A PRECURSORA DAS IDÉIAS

Dica Cultural:

É com grande satisfação que convido vocês a assistirem a peça escrita por Dirce Thomaz, atriz, arte-educadora e integrante da Companhia os Invasores - http://www.invasoresciaexperimental.blogspot.com/


A PRECURSORA DAS IDÉIAS

           Autora e Diretora: Dirce Thomaz
                                                                                                 Supervisão Geral: Luiz Baccelli

O tema do espetáculo é a cosmogonia, baseado na mitologia africana, explorando especialmente as particularidades dos mitos Makonde, de Moçambique e inspirado nas figuras mitológicas apresentadas na obra “O Cru e o Cozido I” de Levi Strauss.
A personagem principal  será uma velha senhora contadora de histórias. Ao narrá-las, a mesma fala da criação do mundo, dos seres vivos vegetais, animais, e da criação do homem em suas várias etnias. A etnia negra, seus usos e costumes, sua cultura, será vista com mais profundidade, abordando inclusive a questão da sua diáspora e como se deu sua adaptação por todo o mundo.

A Estátua Mágica e a Menina Noites serão os personagens utilizados pela velha senhora contadora de história para, através delas, falar da inserção do negro no Brasil colônia, mostrando as riquezas que vieram com esse povo, evidenciando os principais elementos da cultura negra e as outras etnias advindas dessas relações.

A Estátua Mágica, que é peça de um Museu, cansada de ouvir as histórias de seu povo africano narradas de maneira ilegítima por visitantes que ali passavam, certo dia, sai do seu pedestal, vira um ser humano e dá inicio a um povoado que se espalha por todo o Continente Africano.

A Menina Noite se protege aos pés da Estátua Mágica pois é a herdeira do tesouro que pertence a Estátua e é também a esperança de continuação da etnia negra.

Nesse espetáculo mostraremos como a crença, a coragem e a perspicácia foram características importantes para que esse povo negro pudesse sobreviver fora da África.

A poética do espetáculo prima pelos sentidos. A imagética contribui para a valorização da peça. Os elementos da natureza como o vento/ar, o fogo, a chuva/água e a terra têm forte relevância no desenvolvimento do espetáculo.
Texto: Dirce Thomaz
                                                                                                                     Classificação: Livre






por: Jú Balduino
Coletivo Cultural Esperança Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário