quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Intercambio Tecnológico Feminista:: Uruguay



Qual é a troca de tecnologia feminista?

Aproximando-se do Cone Sul



TIC é um desafio tanto para o amplo movimento de mulheres para o feminismo, na medida em que eles são um espaço simbólico e político chave para o desenvolvimento ea justiça social. Nesse novo cenário, estão abrindo fissuras nas estruturas do poder tradicional, que minam as relações hierárquicas, levando a outras multidirecional.

Então, precisamos de envolver mulheres como os criadores deste espaço, a desenhar a outras formas, outras maneiras de nomear, em outros lugares para falar, comunicar, outras relações para o trabalho, etc



A feminista Technology Exchange, ITF, visa permitir a utilização das TIC para tirar proveito das ferramentas que proporcionam no trabalho de defesa aos direitos das mulheres envolvidas em diversas organizações e movimentos sociais. As ferramentas utilizadas nesta reunião são os seguintes: Internet, áudio, vídeo e rede social para promover o uso ativo e criativo deles.

Com base em aulas práticas, o intercâmbio de experiências e estratégias, debates organizados e oportunidades para a reflexão e conversação, a ITF cria um espaço dinâmico para explorar e aprofundar as práticas feministas e ao desenvolvimento e utilização das TIC para isso.

Objetivo

O principal objectivo da realização deste seminário é promover a participação ativa das mulheres jovens na utilização e apropriação das TIC como instrumentos de participação e de defesa, desenvolvimento social e cultural em diferentes contextos.

Objetivos Específicos

- Conhecimento e habilidades em diversas ferramentas de comunicação prestados pelas TIC.

- Promover o diálogo ea reflexão sobre a sua participação através das TIC.

- Promover o intercâmbio em termos de necessidades e estratégias que as organizações a identificar as mulheres jovens a conseguir um maior impacto.



Ligue e Metodologia.

Para fazer este workshop será realizado um concurso público para as mulheres jovens organizados nos países do Cone Sul, são eles: Chile, Argentina, Paraguai, Brasil e Uruguai. Dentro da chamada terá um foco especial sobre a participação de vários grupos LGBT, jovens de ascendência Africano, indígenas e jovens com deficiência, procurando-se promover a participação activa destes grupos.

A reunião será realizada em Montevidéu, no Uruguai, o mesmo irá durar quatro dias (sem levar em conta os dias de transferências), promovendo o intercâmbio ea reflexão.

metodologia de trabalho:

discussões abertas sobre questões de tecnologia e da agenda dos direitos das mulheres

Cada dia está previsto o início de diferentes interativo diálogos temáticos, nos quais os debatedores tinha para oferecer "alimento para o pensamento" e de catalisar a discussão entre os participantes sobre questões relacionadas com os direitos das mulheres e das TIC.

Ser dedicado um tempo considerável e inúmeras atividades para estimular a discussão para que os participantes tenham tempo suficiente para explorar o modo como eles articulam suas práticas políticas feministas e tecnologia com base na sua experiência e áreas de incidência.

No final do workshop, os participantes terão de desenvolver produtos de comunicação diferentes, através das ferramentas utilizadas e com base nos temas escolhidos com as idéias exploradas durante dias úteis. Como o workshop visa implementar os conhecimentos adquiridos e gerar materiais que servem para difundir nos países envolvidos e incentivar a realização de outros produtos.


As interessadas devem mandar o email para: intercambiotecnofeminista@gmail.com

PS: O formulário de inscrição eu tenho no meu email pessoal, quem tiver interesse mande para rakaalmeida@yahoo.com.br que estarei repassando!

Axé!

Raquel Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário