sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Registro da nossa última atividade realizada em 21/10 - Quilombo da Parada no Quintal do Quilombo Terça Afro


Bom dia! É com grande alegria que compartilhamos com vocês um pouquinho do que foi nossa atividade externa no Quilombo Terça Afro onde estava acontecendo o encerramento do Seminário Omo Erê.

Sair daqui do Quilombo é uma dificuldade cotidiana já que não temos acesso ao transporte público sem andar minimamente uns 30/40 minutos, agora imaginem fazer essa caminhada com crianças e adolescentes? Fora essa dificuldade com o transporte ainda temos no próprio acesso mesmo, nossas ruas no entorno não são asfaltadas e, nem iluminadas, então o negócio é sair quando o sol aparece e chegar antes dele se esconder. Pensando em todas essas dificuldades e limitações de acesso, inserimos nas aula de Expressão Corporal a troca de ideibas para abordarmos questões de cidadania e, a galerinha daqui tem percebido e reconhecido uma série de obrigações e deveres.

Esse intercâmbio no Quilombo Terça Afro foi a maneira que encontramos conjuntamente de  apresentar o espaço de promoção a cultura negra na região e, também, eles reconhecerem essas pessoas que já estiveram aqui como responsáveis por lugares parecidos com o nosso.

 - A arte educadora Sirlene Santos propôs algumas questões junto aos nossos participantes:

*Observar as diferenças e semelhanças do Terça Afro com o Quilombo;
*Reconhecer o Quilombo da Parada como um espaço que promove cultura e cidadania;
* Apresentar as vivências realizadas no Quilombo como forma de troca de experiências que podem ser trabalhadas também naquele local.

Além disso, foram levantadas questões diante das dificuldades de deslocamentos e acessos a diversos lugares partindo do Parque de Taipas, houve também, o registro através de vídeo com duas participantes do projeto que relatam o impacto ambiental e social que o Rodoanel está trazendo para os moradores da região. Em breve vamos baixar em nosso canal do yotube e postamos o link aqui.

Além dessas reflexões o Quilombo Terça Afro estava com uma programação de encerramento maravilhosa:


às 14hs teve o Fórum: Novas Tecnologias com Alfabantu, Cavalete Andante ( Jardélio e Bruno Perê) e TC Silva, esse bate papo foi mediado pela nossa parceira Ana Caroline;
às 16h30 - Aconteceu a Batalha dos Erês, conduzida pelo Dj Boby e MC James Lino, nossa galerinha representou... o Encerramento foi colorido demais com a Contação de Histórias Os coloridos com Lucélia da Cia Os Crespos, pelos registros da para perceber como voltamos coloridos para casa....



Espia só...











axé pra nós!



                                                                                          Juliana Balduino


                                                              #FomentoCulturadaPeriferiaEd1



Nenhum comentário:

Postar um comentário