sábado, 27 de setembro de 2014

Negra  - Serafina Machado

Sou Mulher
Sou negra
Escura como a noite.
Escura como o Nilo, jorrando ondas de negralma.

Fui escrava.
Como mucama limpei o caminho dos meus senhores.
Fui corpo, sangue, orifício para o prazer do outro.
Fui operária, doméstica, lavadeira...
Negrimaculei a alvazia sociedade.
Costurei o rasgo da invisibilidade.

Subi o morro:
Favela de São Jorge.
Lá no alto, fui pássaro... Cantei.
Da África para o mundo
Mostrei minha voz humilhada,
Porém, no ritmo do tambor,
Forte.

Fui vítima
Da minha cor, do meu sexo.
Muitas portas
Fechadas.

Fui guerreira e acordei
No meio da noite... tiroteios
São Jorge havia liberado o dragão.
Cuspes de fogo tentaram queimar meus sonhos.
Resisti...

Sou mulher
Sou Negra
Sou pobre
Sou história.
Escura como a noite.
Escura como o Nilo, jorrando ondas de negralma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário