Ontem recebemos no nosso Quintal o Coletivo Sankofa e o projeto "Quem Vai Chorar por eles?" , fizemos a exibição do curta Eu não quero voltar sozinho e uma roda de conversa com os pequenos. Foram importantes as questões levantadas e trazidas por todos nós, principalmente pelas crianças e adolescentes que em sua maioria já frequentam escolas.
É na escola que temos o primeiro contato fora do nosso núcleo familiar e com "os outros", vivenciamos praticamente o diferente de tudo aquilo que nos rodeia desde que nascemos. O espaço escolar é a oportunidade de reproduzirmos e aplicarmos o que aprendemos dentro da nossa casa. Relembramos situações de quando éramos crianças e na escola escutávamos diversas piadas racistas sobre cabelo, corpo...e como isso nos entristecia.Eles também trouxeram questões que observavam dentro desse espaço e não acham bacana, mas também, não sabem o que fazer e como agir nessas situações.
É muito importante, pelo menos para nós, essas trocas de ideias para que a gente se fortaleça e ajude as crianças a encontrar alguns caminhos para lidar e não reproduzir posturas e discursos discriminatórios.
Por uma Cultura de Direitos Humanos e Sem Preconceitos!!!!
Café da manhã pontualmente servido às 09h30 |
bolo de fubá, chá de capim santo e canjica |
axé pra nós!!!
Juliana A. Balduino
Que possamos somar sempre! Direito à vida, à compreensão, ao amor e ao respeito! Tamo junto!
ResponderExcluir