
Endereço: Estrada do Alambique, 27 A - Parque Taipas. Quando chegar na Av Fernando Mendes de Almeida, altura 72, seguir para Rua Fragata da Constituição até a Rua Salmo de Davi (em frente EMEI Parada de Taipas), entrar na Rua Jardim do Eden e virar na 2ª direita na Rua Antonio Inácio Torres, seguir até a Travessa Candido Nazaré, no fim da rua virar a esquerda e acessar a Estrada do Alambique (ladeira íngreme), após o declive (pode estacionar carro) o Quilombo é subindo cerca de 30mts a pé.
Páginas
sexta-feira, 10 de novembro de 2017
Registro da nossa última atividade realizada em 21/10 - Quilombo da Parada no Quintal do Quilombo Terça Afro
Bom dia! É com grande alegria que compartilhamos com vocês um pouquinho do que foi nossa atividade externa no Quilombo Terça Afro onde estava acontecendo o encerramento do Seminário Omo Erê.
Sair daqui do Quilombo é uma dificuldade cotidiana já que não temos acesso ao transporte público sem andar minimamente uns 30/40 minutos, agora imaginem fazer essa caminhada com crianças e adolescentes? Fora essa dificuldade com o transporte ainda temos no próprio acesso mesmo, nossas ruas no entorno não são asfaltadas e, nem iluminadas, então o negócio é sair quando o sol aparece e chegar antes dele se esconder. Pensando em todas essas dificuldades e limitações de acesso, inserimos nas aula de Expressão Corporal a troca de ideibas para abordarmos questões de cidadania e, a galerinha daqui tem percebido e reconhecido uma série de obrigações e deveres.
Esse intercâmbio no Quilombo Terça Afro foi a maneira que encontramos conjuntamente de apresentar o espaço de promoção a cultura negra na região e, também, eles reconhecerem essas pessoas que já estiveram aqui como responsáveis por lugares parecidos com o nosso.
- A arte educadora Sirlene Santos propôs algumas questões junto aos nossos participantes:
*Observar as diferenças e semelhanças do Terça Afro com o Quilombo;
*Reconhecer o Quilombo da Parada como um espaço que promove cultura e cidadania;
* Apresentar as vivências realizadas no Quilombo como forma de troca de experiências que podem ser trabalhadas também naquele local.
Além disso, foram levantadas questões diante das dificuldades de deslocamentos e acessos a diversos lugares partindo do Parque de Taipas, houve também, o registro através de vídeo com duas participantes do projeto que relatam o impacto ambiental e social que o Rodoanel está trazendo para os moradores da região. Em breve vamos baixar em nosso canal do yotube e postamos o link aqui.
Além dessas reflexões o Quilombo Terça Afro estava com uma programação de encerramento maravilhosa:
às 14hs teve o Fórum: Novas Tecnologias com Alfabantu, Cavalete Andante ( Jardélio e Bruno Perê) e TC Silva, esse bate papo foi mediado pela nossa parceira Ana Caroline;
às 16h30 - Aconteceu a Batalha dos Erês, conduzida pelo Dj Boby e MC James Lino, nossa galerinha representou... o Encerramento foi colorido demais com a Contação de Histórias Os coloridos com Lucélia da Cia Os Crespos, pelos registros da para perceber como voltamos coloridos para casa....
Espia só...
axé pra nós!
Juliana Balduino
#FomentoCulturadaPeriferiaEd1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sites que participamos e acompanhamos
-
-
Imperdível!!Há 10 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
TAMO DE VOLTA !Há 8 anos
-
Da próxima vez que eu me apaixonar...(*)Há 11 anos
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário