Saúde - O que é?

O que é saúde?

Na definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social do indivíduo. A saúde é um direito do ser humano podendo ser definida como qualidade de vida.

Se não estou doente, estou com saúde?

Quando refletimos sobre saúde, logo só pensamos no aspecto da doença. Prontamente é este o raciocínio que nos vendem nas campanhas de prevenção e informação sobre saúde. Mas a nossa saúde depende de vários fatores: condições econômicas, sociais, ambientais, históricas, que influenciam nas escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.
Vivemos em uma sociedade em que os fatores sociais impedem o desenvolvimento integral do ser humano, o que leva a uma ausência da dignidade humana e proteção social onde os diversos fatores mencionados acima são violados, impedindo o alcance da situação de bem estar físico, mental e social do individuo definido pela OMS.

“(...) saúde é um estado de razoável harmonia entre o sujeito e a sua própria realidade.” [1]




[1] Segre, Marco; Carvalho Ferraz, Flávio. O conceito de saúde. Revista do Departamento de medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP – Brasil.