SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - E.E. WALTHER WEISZFLOG
No dia 20 de novembro de 2013 realizamos um dia de atividades na escola Walther em Caieiras. Nós professores aproveitamos que no município não era feriado e juntamente com os alunos propusemos um dia para refletirmos sobre o que é a Consciência Negra para nós.
A atividade educativa foi construída em conjunto com os alunos e foi dividida da seguinte maneira:
Juliana professora de língua portuguesa, organizou com os alunos painéis que tratam da questão estética, eles pesquisaram imagens de cabelos afro, simbolos adinkras, vestimentas e poesias.
Alunos do 1º A |
Alunos do 2º B |
alunos do 1ºB |
O bate papo sobre a Estética Negra aconteceu no anfiteatro da escola
Alunos do Ensino Médio |
Alunos do ensino médio e professoras Toya e Cida |
Alunos do ensino médio e professor Ribamar |
Apresentação sobre Processos Químicos: o uso do formol e suas consequências. Organizado pela professora Bianca e alunos ensino médio |
Apresentação sobre Processos Químicos: o uso do formol e suas consequências. Organizado pela professora Bianca e alunos ensino médio |
A Estética Negra - Cuidados e produtos para diferentes tipos de cabelos Apresentação organizado pela professora Dorotéia |
Cuidados com os diferentes tipos de cabelo Apresentação professora Dorotéias |
Na área externa da escola também foram organizadas duas atividades com dança e encenação teatral.
Alunos do ensino médio
professora Priscila de matemática |
apresentação de dança de rua |
Apresentação do aluno Ramon 3º ano ensino médio |
Apresentação do aluno Breno 2º ano ensino médio |
Breno
Após a dança o professor Euzébio abriu para um bate papo com os alunos que contaram um pouco das suas trajetórias artísticas e a importância dessa arte em suas vidas
Euzébio e Ramon |
Breno |
E para finalizarmos esse dia de troca de idéias e reflexões a última atividade foi a re-leitura de Navio Negreiro de Castro Alves escrita por SlimRimografia e interpretada por alunos do 1º e 2º ano , essa atividade foi organizada pelos alunos sob coordenação da professora Risoleta
professora Fernanda de biologia e Cibele |
alunos na concentração antes da apresentação
Jeferson 1º ano ensino médio
Paulo 2º ano ensino médio como Castro Alves realizou a abertura da peça
Entrada dos escravos no Navio Negreiro
Alunos Marco 1°ano; Anderson e Guilherme ambos 2° ano ensino médio
Os três alunos representam o descaso com a questão negra, uma provocação que trouxe estatísticas e a crítica surdos, cegos e mudos.
aluno Gustavo 2° representa o fazendeiro que antes castigava os escravos e agora vem como o libertador do preconceito.
Entrada dos alunos acorrentados simbolizando o preconceito que ainda persiste nos atuais.
Professores: Euzébio, Juliana, Risoleta e os alunos quebrando as correntes do preconceito.
Liberdade, consciência, todos livres das correntes do preconceito.
alunas Gabriela e com os cartazes:
"Quem não tem preconceito que me abrace"
Todos se abraçando, para promover a consciência da importância do negro em nosso país.
Professora Risoleta agradece aos professores e alunos que participaram da peça e de todo o projeto mão negras elaborado pela professora Juliana juntamente como o professor Euzébio.
Euzébio, Willian aluno do 1° ano, Risoleta, Paulo aluno 2° ano, Cida, Juliana, São a equipe idealizadora e realizadora do projeto.
Nosso Castro Alves, aluno Paulo do 2º ano ensino médio.
Equipe da cozinha.
Foi um dia produtivo e que modificou o cotidiano dentro da escola.
Obrigada alunos e professores por contribuírem com esse dia maravilhoso!
axé!
Juliana e Risoleta
Nenhum comentário:
Postar um comentário